Legião de Maria

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sábado, 24 de março de 2012

A Acies


A Acies
Dada a importância da devoção à Santíssima Virgem dentro da Legião, os
legionários se consagrarão, todos os anos individual e coletivamente a Nossa Senhora, no
dia 25 de Março ou em outro dia conveniente, nas proximidades desta data, numa
cerimônia que tem o nome de Acies.

Esta palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com
razão, a cerimônia em que os legionários, como um só corpo, se reúnem para renovar a sua
fidelidade a Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para
um novo ano de combate contra o exército do mal. Contrasta, além disso, com Praesidium,
que apresenta a Legião, não em formação de combate, mas espalhada em várias seções,
ocupadas cada qual no seu próprio trabalho.

A Acies é a grande solenidade do ano, a festa central da Legião. Insista-se, pois,
com cada legionário, sobre a importantíssima obrigação de a ela assistir. A idéia central,
sobre a qual tudo na Legião se sustenta, é o trabalho em união e sob a dependência de
Maria, sua Rainha. A Acies é a solene declaração desta união e dependência, a renovação –
individual e coletiva – do compromisso de fidelidade da Legião. Por isso, todo o legionário
que, podendo assistir, não o faz, tem pouco ou nenhum espírito da Legião. Não vale a pena
ter tais membros.

Eis o processo a seguir:

No dia fixado para a cerimônia, os legionários se reunirão, se possível, numa igreja.
Em lugar conveniente será colocada a imagem da Imaculada Conceição, condignamente
enfeitada de flores e velas e, em frente, o Vexillum Legionis, modelo grande, conforme
atrás ficou descrito, no capítulo 27.
A cerimônia começa por um cântico, seguido da reza das Orações Iniciais, incluindo
o Terço. Em seguida, um sacerdote falará sobre o significado da Consagração a Nossa
Senhora.

Terminada a alocução, começa o desfile em direção à imagem. À frente vão os
Diretores Espirituais, um a um; atrás, os legionários, um a um, ou dois a dois, se forem
numerosos. Chegando em frente do Vexillum, param e, colocando a mão sobre a haste do
estandarte, pronunciam, (um a um, ou dois a dois), em voz alta e nestes termos, a
consagração individual: “Eu sou todo vosso, ó minha Rainha e minha Mãe, e tudo
quanto tenho vos pertence”. Feito isto, largam o Vexillum, inclinam-se levemente e
afastam-se.

Se os legionários forem numerosos, a consagração individual poderá durar bastante
tempo, mas a cerimônia não deixará de ser, por isso, menos impressionante. O órgão ou
harmônio contribuirá para tornar o desfile mais solene.
Não se pode usar mais do que um Vexillum. Tal processo abreviaria a cerimônia, é
certo, mas destruiria a unidade. A pressa soaria desarmoniosamente no conjunto. A
característica especial da Acies há de ser a ordem e a dignidade.
Logo que todos estejam nos seus lugares, um sacerdote, em nome de todos os
presentes, lerá em alto voz um ato de Consagração a Nossa Senhora. Depois, de pé, rezam a
Catena, finda a
qual, se é possível, dar-se-á a Bênção do Santíssimo Sacramento. A cerimônia termina com
as Orações Finais da Legião e um cântico.

Pode-se incluir a Missa na Acies. Ocupará talvez o lugar da Bênção do Santíssimo
Sacramento, mantendo sem alteração os outros elementos da cerimônia. A celebração do
Mistério Pascal absorverá em si e apresentará ao eterno Pai, pelo “único Mediador” e no
Espírito santo, as consagrações e ofertas espirituais que acabaram de ser colocadas nas
mãos maternas da “mais generosa cooperadora e escrava humilde do Senhor” (LG 61).

A fórmula da consagração: “Eu sou todo vosso, etc.” não deverá ser pronunciada,
mecânica e irrefletidamente. Cada um deverá concentrar nela o mais perfeito grau de
entendimento e de gratidão. Para conseguirem isto mais facilmente, convém estudar a
“Síntese Marial” que consta do Apêndice 11. Esforça-se esta por mostrar o papel único
desempenhado por Maria na salvação e, por conseqüência, a extensão da dívida de cada um
para com Ela. Talvez a Síntese possa constituir o objeto da Leitura Espiritual e da Alocução
na reunião do Praesidum um pouco antes da Acies. Sugere-se o seu uso também como Ato
Coletivo de Consagração na própria cerimônia.

“Maria é o terror das potestades do inferno. Ela é “terrível como um exército em
ordem de batalha” (Ct 6, 9) porque, como Chefe experimentado, sabe dispor do Seu poder,
da Sua misericórdia e das Suas orações, para confusão dos Seus inimigos e proveito dos
Seus servos” (S. Afonso de Ligório)

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